Através do Plano de Ações Articuladas- PAR/FNDE em seu 4º ciclo, os municípios de Rubiácea e Santa Rita D’Oeste, tiveram suas iniciativas cadastradas junto a plataforma digital SIMEC, ônibus rural escolar, através do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.
Em Rubiácea foi um modelo da Marcopolo ONUREA, no valor R$686.675,47, já em Santa Rita D’Oeste foi um ORE 1 fabricado pela Man Latim- Volkswagen do Brasil, no valor de R$412.000,00.
Os modelos são equipados com diferencial traseiro, acessibilidade, ar-condicionado, suspensão elevada, controle de tração, dentre outras especificações.
O PAR é uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os entes subnacionais elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.
Para Mateus Sgobi Falcão, sócio proprietário da Tebas Consultoria, enfatiza que a singularidade da capacidade técnica dos consultores da empresa faz toda a diferença. “No cadastramento das iniciativas do PAR, as justificativas precisam ser plausíveis e bem redigidas, pois, que vai avaliar no FNDE é um técnico educacional do Programa Caminho da Escola”, relata Mateus.
Para Michel José Sgobi Falcão, sócio proprietário da consultoria, poder contribuir para a melhoria no transporte urbano ou rural dos alunos (as), já fez valer a pena o trabalho desenvolvido pela consultoria.” Nossa região possui vocação agrícola e muitos alunos (as) residem na zona rural, e bons ônibus escolares trazem segurança e conforto no seu transporte até a sua unidade escolar”, finaliza Michel.