Três Fronteiras é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam trifonteiranos.
O município se estende por 153,1 km² e contava com 5 807 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 37,9 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Santa Fé do Sul, Santana da Ponte Pensa e Santa Rita d'Oeste, Três Fronteiras se situa a 5 km a Sul-Leste de Santa Fé do Sul, a cidade mais próxima nos arredores.
Situado a 416 metros de altitude, de Três Fronteiras tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 20° 13' 55'' Sul, Longitude: 50° 53' 19'' Oeste.
A ORIGEM
Três Fronteiras nasceu da união de dois povoados pioneiros: Marcondes Filho e São José da Alegria. Estas localidades surgiram à beira da antiga Estrada Boiadeira, rota usada por tropeiros que vinham de Mato Grosso em direção ao Porto Tabuado, no fim do século XIX e início do século XX.
Em 12 de outubro de 1947, já projetada junto à linha férrea da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, foi formalizada a denominação Três Fronteiras, em homenagem à posição geográfica do povoado, que limita com os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
CRIAÇÃO DO DISTRITO
A localidade foi elevada à condição de Distrito, desmembrada do município de Jales, em 24 de dezembro de 1948, pela Lei Estadual nº 233, sendo instalada oficialmente em 8 de abril de 1950.
CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Em 1953 Três Fronteiras foi inicialmente preterida em favor do distrito com maior renda, Santa Fé do Sul, apesar de ter sido contemplada na proposta original.
Somente em 18 de fevereiro de 1959, por meio da Lei Estadual nº 5285, o distrito foi definitivamente emancipado e elevado à categoria de município autônomo, com território desmembrado de Santa Fé do Sul. A primeira eleição municipal ocorreu em 1° de janeiro de 1960.
DADOS ATUAIS
Finanças Municipais (2024)
Administração Atual
CULTURA, LAZER E TURISMO
A Tebas Consultoria desenvolve serviços na área de Saúde, Educação e Assistência Social, para o município.