Tabapuã é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam tabapuãnenses.
O município se estende por 345,6 km² e contava com 12 407 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 35,9 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Uchoa, Novais e Cajobi, Tabapuã se situa a 20 km a Norte-Oeste de Catanduva, a cidade mais próxima nos arredores.
Situado a 514 metros de altitude, de Tabapuã tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 20° 57' 53'' Sul, Longitude: 49° 1' 42'' Oeste.
A ORIGEM
O antigo povoado que viria a ser Tabapuã se formou à margem da estrada que ligava Jaboticabal a São José do Rio Preto, às margens do Córrego da Limeira. Ali existia um rancho de sapé usado como ponto de apoio por tropeiros em longas jornadas. Esse abrigo, com o tempo, passou a ser conhecido como Rancharia, nome que ficou formalizado como denominação da gleba onde o local se desenvolveu.
João Maurício Ferreira, um sertanista e fazendeiro de Monte Alto, doou cerca de 40 alqueires de suas terras para a construção da capela de Nossa Senhora dos Remédios (1906). Esse núcleo gerou os primeiros quarteirões da futura cidade, ao redor da Praça César Carvalho.
CRIAÇÃO DO DISTRITO
Em 22 de agosto de 1907, pela Lei Estadual nº 1.075, o distrito de paz foi criado com o nome de Tabapuã, escolhido em substituição ao nome anterior Rancharia. A nova toponímia tem origem tupi‑guarani: taba (aldeia/casas) + puã (redondo), portanto “aldeia redonda” ou “casas aglomeradas”.
CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Tabapuã foi elevada à condição de município em 27 de novembro de 1919, pela Lei Estadual nº 1.662, desmembrando-se do município de Monte Alto. Sua instalação oficial ocorreu em 7 de março de 1920.
No ano de 1933, o município possuía dois distritos: Tabapuã e Ibarra. Em 1938, por decreto estadual, Ibarra foi transferido para Catanduva, e o distrito de Novais foi incorporado a Tabapuã. Mais tarde, em 30 de dezembro de 1991, o distrito de Novais foi desmembrado, permanecendo Tabapuã apenas com o distrito sede.
SIGNIFICADO DO NOME
O nome Tabapuã possui origem indígena tupi‑guarani. A versão mais aceita é taba (“aldeia” ou “reunião de casas”) e puã (“redondo” ou “circular”), interpretado como “aldeia redonda” ou “casas reunidas em círculo”. Há outras interpretações menos usadas, como “aldeia elevada” ou até “mosquito sanguinário”, mas a primeira é a preferida pelos moradores.
DADOS ATUAIS
Finanças Municipais (2024)
Administração Atual
A Tebas Consultoria desenvolve serviços na área de ITR, para o município.