Santo Antônio da Alegria é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam alegrienses.
O município se estende por 310,3 km² e contava com 6 929 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 22,3 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Itamogi, Cássia dos Coqueiros e Jaborandi, Santo Antônio da Alegria se situa a 23 km a Norte-Oeste de Monte Santo de Minas, a cidade mais próxima nos arredores.
Situado a 790 metros de altitude, de Santo Antônio da Alegria tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 21° 5' 13'' Sul, Longitude: 47° 9' 0'' Oeste.
Origens
A ocupação teve início por volta de 1860, no entorno da capela de Cuscuzeiro, construída por Francisco Antônio Mafra às margens do ribeirão Pinheirinho, ponto de parada entre São Paulo e Minas Gerais. Em fevereiro de 1866, a capela foi elevada à categoria de Distrito de Paz com o nome Santo Antônio da Alegria, homenagem ao santo e às festas realizadas na fazenda local.
Elevação a Município
Em março de 1885, a freguesia conquistou autonomia político-administrativa, desmembrando-se de Cajuru. A instalação oficial ocorreu em 7 de abril de 1890. Posteriormente, em 19 de dezembro de 1906, o município foi oficialmente reconhecido por lei estadual.
Indicadores Demográficos e Sociais
Finanças Municipais (2024)
Administração Atual
A Tebas Consultoria desenvolve serviços na área de Saúde, Educação e Assistência Social, para o município.