Santa Lúcia é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam santa-lucienses.
O município se estende por 154 km² e contava com 8 817 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 57,2 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Rincão, Américo Brasiliense e Motuca, Santa Lúcia se situa a 5 km a Norte-Leste de Américo Brasiliense a maior cidade nos arredores.
Situado a 700 metros de altitude, de Santa Lúcia tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 21° 41' 17'' Sul, Longitude: 48° 4' 53'' Oeste.
Origens
Santa Lúcia originou-se em abril de 1907, quando um grupo de proprietários — entre eles Bento de Abreu Sampaio Vidal, Ángelo Buttignon e Joaquim Carvalho de Oliveira — dividiu lotes da antiga fazenda de Luciana Machado de Campos, dando origem à povoação. O nome “Santa Lúcia” foi escolhido em homenagem a ela, adaptado de forma religiosa pelo fato de não haver Santa Luciana no calendário católico.
Criação do Distrito
Em 19 de dezembro de 1910, o local foi elevado à condição de Distrito de Paz, ainda subordinado ao município de Araraquara. A instalação formal foi realizada em abril de 1911.
Emancipação Municipal
Santa Lúcia conquistou o status de município em 1º de janeiro de 1960, após aprovação da Lei Estadual nº 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrando-se de Araraquara. O primeiro prefeito foi eleito naquele ano de instalação.
Indicadores Demográficos e Sociais
Finanças Municipais (2024)
Administração Atual
A Tebas Consultoria desenvolve serviços na área de Saúde e Educação, para o município.