Rubinéia é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam rubineienses.
O município se estende por 236,9 km² e contava com 3 148 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 13,3 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Santa Fé do Sul, Santa Clara d'Oeste e Aparecida do Taboado, Rubinéia se situa a 8 km a Norte-Oeste de Santa Fé do Sul a maior cidade nos arredores.
Origens
A região deu origem ao povoado devido à expansão da ferrovia e da cafeicultura em áreas desbravadas no noroeste paulista. O nome “Rubinéia” reflete a prosperidade local ligada ao café, que impulsionou a formação da comunidade em torno da Estação Ferroviária da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Criação do Distrito
Em 30 de novembro de 1954, foi instituído o Distrito de Paz de Rubinéia, vinculado ao município de Guararapes, por meio do Decreto-Lei Estadual nº 14.334.
Emancipação Municipal
Rubinéia foi elevada à condição de município pela Lei Estadual nº 233 em 24 de dezembro de 1948, mas sua instalação efetiva como cidade ocorreu em 3 de abril de 1949, com os distritos de Rubinéia (sede) e Caramuru inicialmente contemplados. Em 18 de fevereiro de 1959, o distrito de Caramuru foi incorporado como bairro da sede, através da Lei nº 5.285.
Um fato marcante: a antiga cidade foi parcialmente inundada para construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira a partir de 1967, e uma nova sede urbana foi planejada e construída entre 1969 e 1972.
Indicadores Demográficos e Sociais
Dados estimados e oficiais:
Finanças Municipais (2024)
Administração Atual
A Tebas Consultoria desenvolve serviços na área de Saúde, Educação, Convênios e Assistência Social, para o município.