Saiba como aderir ao EquipaDH+, programa dos Direitos Humanos para doação de bens a entes federados.

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) inicia, no próximo dia 20 de junho, o período de adesão ao EquipaDH+ (Programa de Equipagem, de Modernização da Infraestrutura e de Apoio ao Funcionamento dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas Atuantes na Promoção e na Defesa dos Direitos Humanos), uma iniciativa fundamental para fortalecer os serviços públicos dedicados a grupos em situação de vulnerabilidade

Passo a passo: Para participar, os órgãos devem possuir credenciamento ativo no Sistema Integrado de Gestão (SIG), ferramenta utilizada no âmbito do programa pela qual se dará o processo de adesão, seleção, doação e entrega – além de monitoramento da política pública. O processo seletivo levará em conta critérios como maior contingente populacional, menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), menor receita per capita e maior Índice de Vulnerabilidade Institucional dos Conselhos de Direitos (IVIC), aferido pelo MDHC.

Documentos necessários: Ato de investidura em mandato, cargo ou função da autoridade máxima ou dirigente do ente federativo, órgão ou entidade participante do Programa; Ato ou declaração de investidura em cargo ou função do representante indicado pelo ente federativo, órgão ou entidade participante; Ato de delegação de competência ao representante indicado, conforme modelo no Sistema SIG; Documentos pessoais de identificação (RG ou CNH e CPF) da autoridade máxima e do representante indicado.

Após a solicitação, o credenciamento ficará em análise até a sua avaliação e validação realizada pela coordenação responsável pelo Programa EquipaDH+, vinculada à Secretaria-Executiva do MDHC.

O participante com credenciamento ativo estará apto para solicitar adesão nas políticas públicas do programa, entre os dias 20 de junho e 5 de julho. A adesão será realizada somente na Política temática de atuação do participante.

Para efetivação da adesão, é necessário que o participante anexe Declaração Unificada, conforme modelo disponibilizado no Sistema SIG, que contém os seguintes documentos, sem prejuízo de outros definidos pela unidade responsável pela temática:

– ofício de formalização de interesse;

– relatório das necessidades de bens e equipamentos, com descrição, especificações técnicas, quantidades e justificativas;

– fornecimento de informações acerca da infraestrutura atual dos espaços que abrigarão os bens doados pelo Programa EquipaDH+, com apresentação de registros visuais;

– fornecimento de declaração de capacidade de arcar com os custos relativos ao recebimento e manutenção dos bens e equipamentos, tais como abastecimento, motorista, piloto, estacionamento, garagem náutica, seguros e outras, de acordo com a natureza dos bens pleiteados; e

– declaração de conhecimento sobre a etapa de seleção dos beneficiários.

Os documentos que não forem aprovados na etapa de adesão serão indicados para ajuste dos participantes, sendo que apenas os participantes que tiverem a adesão realizada e efetivada participarão da fase de habilitação.

Objetivo: O programa concentra-se na aquisição de uma gama diversificada de recursos, incluindo veículos, embarcações náuticas, computadores, impressoras, eletrônicos, eletrodomésticos e mobiliário. Esses recursos serão distribuídos estrategicamente para fortalecer a capacidade operacional das organizações que trabalham na linha de frente da promoção e proteção dos direitos humanos em todo o país.

“Esse programa amplia e fortalece a gama de serviços destinados à promoção e à defesa dos direitos humanos. Com ele, apoiaremos a integração e o fortalecimento de políticas públicas que fazem uso de espaços e equipamentos para a promoção e a defesa dos direitos humanos”, explica a secretária-executiva adjunta do MDHC, Caroline Reis.

FONTE: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/saiba-como-aderir-ao-equipadh-programa-dos-direitos-humanos-para-doacao-de-bens-a-entes-federados#:~:text=GARANTIA%20DE%20DIREITOS,e%20Transpar%C3%AAncia%20P%C3%BAblica

Vamos conversar

Assistência Social

Falar com Michel

Educação

Falar com Mateus

Financeiro

Falar com Maurício

Gestão de Convênios Estaduais

Falar com Michel

Gestão de Convênios Federais

Falar com Mateus

ITR / Laudo Agronômico

Falar com Maurício

Pareceres / Notas Técnicas

Falar com Falcão

Plano Municipal para 1ª Infância

Falar com João Victor

Plano Municipal para 1ª Infância

Falar com Thiago

Relatórios Gerenciais / Comunicados

Falar com João Victor

Relatórios Gerenciais / Comunicados

Falar com Thiago

Saúde

Falar com Mateus